Total de visualizações

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Das responsabilidades

Hoje é um dia tão bom como outro qualquer para o colocar à prova. Já fez sete anos, parece-me que tenho de começar a criar-lhe essa noção. A noção de responsabilidade. Não é fácil para mim, que sempre lhe fiz a 'papinha toda', e não será fácil para ele pelo mesmo motivo. Sinto que já lhe devia ter dado mais autonomia, capacidade de acção e decisão... Mas a mãe galinha que há em mim não o tem permitido. Hoje decidi que se o meu filho tem uma tarefa a cumprir porque não ser ele a cumpri-la!?!
Coloquei-lhe uma carteira para as moedas, o livrinho das rifas e uma caneta na mochila. Expliquei-lhe da maneira que achei mais simples como o deveria fazer: perguntar à pessoa se quer comprar uma rifa, dizer que é para ajudar o clube de futebol e qual o prémio, que se a resposta for sim, deve escrever o nome da pessoa e o telefone no espaço próprio ( ou pedir à pessoa para escrever ) destacar a rifa pela marca que lhe fiz, e entregar à pessoa. Tem de receber um euro em troca por cada rifa vendida e colocar na carteirinha. A ideia é que ele venda as rifas às pessoas das suas relações e do seu dia a dia. Levou-as para a escola para vender aos professores, diz que vai vender à madrinha e ao tio. Se o tio comprar e com a sorte que ele tem ao jogo, pode ser que ainda se prove o leitão!! De qualquer modo, o meu medo é que ele chegue a casa sem dinheiro e sem rifas, de despassarado que é. Mas pronto, ninguém pode dizer que eu não tentei, e hoje pareceu-me um bom desafio para começar a incutir pequenas responsabilidades ao miúdo. Que isto a vida não é só futebol!!